FEJAMA

Saber cada dia um pouco mais,
utilizando o saber para o bem, é o
caminho do verdadeiro judoca.

icon-simbolo-japones

No Canadá, brasileiros aprendem com Inoue

No Canadá, brasileiros aprendem com Inoue


 
Sob um frio intenso de - 14 C e comandados pelo campeão olímpico Kosei Inoue, os judocas brasileiros Henrique Miniskowsky, Fernanda Peinado, Antonio Fabrício Alves e Ana Carla Grincevicus encerraram a primeira fase de treinamentos em Montreal, no Canadá. Cerca de 500 judocas canadenses participaram do curso de 3 dias ministrado pelo ídolo japonês.

Na primeira sessão de treinos, ainda na sexta-feira, Inoue demonstrou variações de ouchi-gari. No sábado pela manhã, explicou passagens de ne-waza. Na mesma tarde, seoi-nague e suas alternativas. Já no domingo, as atenções ficaram voltadas para o uchi-mata, o golpe que o consagrou durante a primeira década do século 21.

Além de Inoue, também estavam sobre os tatames os premiados Nicholas Gill (canadense vice-campeão olímpico 2000) e o brasileiro Sérgio Pessoa (brasileiro atleta olímpico e campeão da Copa Jigoro Kano 86). "O curso foi bastante proveitoso. Os atletas puderam ver e repetir as técnicas que fizeram de Inoue um dos maiores judocas da história do judô mundial", disse Carlos Bortole, chefe da delegação brasileira.

Para o curitibano radicado em São Paulo, Henrique Miniskowsky, a oportunidade foi única. "O curso foi bom demais. Comprovamos como são eficientes as técnicas demonstradas pelo sensei Inoue", disse o jovem judoca. A partir desta segunda (11.01), os quatro atletas brasileiros iniciam a segunda fase em solo canadense com aulas de inglês pela manhã e tarde e treinamentos à noite.